Portal de Notícias - Sua fonte de notícias na cidade de Barueri

Quinta-feira, 25 de Junho de 2026
Barueri devolve 185 animais silvestres à região de origem e reforça combate ao tráfico de fauna

Barueri

Barueri devolve 185 animais silvestres à região de origem e reforça combate ao tráfico de fauna

A ação garante que os animais retornem à região de onde são nativos, contribuindo para o equilíbrio ambiental.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na manhã do último domingo (21), o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Barueri, mantido pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), promoveu a repatriação de 185 animais silvestres para o Centro de Triagem do Ibama em Aracaju, no Estado de Sergipe. Entre os animais transportados estavam 175 jabutis e 10 aves, sendo três corrupiões e sete galos-de-campina.

Os animais são vítimas do tráfico de fauna, além de casos provenientes de apreensões realizadas pela Polícia Ambiental e de entregas voluntárias feitas pela população. Por serem espécies nativas da região Nordeste, a destinação para Sergipe é fundamental para garantir a preservação de seus ciclos naturais.

A repatriação consiste no retorno dos animais à região de origem, respeitando as características ecológicas de cada espécie. Esse cuidado evita impactos ambientais e contribui para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas, já que cada animal desempenha um papel específico em seu habitat natural.

Leia Também:

Antes da transferência, os animais passam por um processo de acolhimento, avaliação clínica, tratamento e recuperação no Cetas de Barueri. Ao chegarem ao Cetas regional de Aracaju, eles ainda serão submetidos a procedimentos de reabilitação e adaptação antes da soltura definitiva na natureza.

O tráfico de animais silvestres é considerado uma das atividades criminosas mais lucrativas do mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e de armas. Além dos danos à biodiversidade, a prática submete milhares de animais a condições precárias de transporte, resultando frequentemente em ferimentos, sofrimento e morte.

Sobre o Cetas

Criado em 2012 e mantido pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Barueri já recebeu cerca de 22 mil animais silvestres e se consolidou como referência nacional na reabilitação e conservação da fauna. Além do atendimento a animais vítimas de tráfico, maus-tratos e posse irregular, o órgão desenvolve ações de conscientização ambiental, apoia o combate ao comércio ilegal de fauna e contribui para a formação técnica de estudantes e profissionais ligados à preservação da vida silvestre.

Comentários:
Eu Amo Barueri

Publicado por:

Eu Amo Barueri

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )