Portal de Notícias - Sua fonte de notícias na cidade de Barueri

Segunda-feira, 08 de Junho de 2026
Dia Nacional do Farmacêutico destaca a importância do descarte correto de medicamentos

Barueri

Dia Nacional do Farmacêutico destaca a importância do descarte correto de medicamentos

A prática evita danos ao meio ambiente e contribui para a saúde pública.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta terça-feira, 20 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional do Farmacêutico, data que reconhece a relevância desse profissional para a promoção da saúde e o bem-estar da população. O farmacêutico atua na orientação sobre o uso correto e seguro dos medicamentos, no acompanhamento farmacoterapêutico, no apoio às equipes de saúde, na prevenção da automedicação e na promoção do uso racional de medicamentos.

Para exemplificar, durante a pandemia de Covid-19, em 2021, esses profissionais desempenharam papel fundamental na pesquisa e no desenvolvimento de vacinas. Também tiveram atuação decisiva na realização de testes rápidos e na manutenção do atendimento à população, reforçando sua relevância no sistema de saúde.

No município de Barueri, além das atribuições já mencionadas, os farmacêuticos também orientam a população sobre o descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso. Esses produtos devem ser entregues nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que fazem o recolhimento adequado.

Leia Também:

 

Você também pode contribuir

A população de Barueri deve ficar atenta ao descarte correto de medicamentos vencidos ou sem uso, procurando uma UBS para realizar a entrega adequada desses produtos. O descarte em locais apropriados é fundamental para prevenir riscos à saúde pública. Ao levar os medicamentos até a UBS, o cidadão contribui para uma destinação segura.

A Coordenadoria de Assistência Farmacêutica e Insumos Hospitalares, vinculada à Secretaria de Saúde, é responsável por garantir o destino correto desses materiais, conforme a legislação vigente.

O órgão reforça que o descarte inadequado de medicamentos, como jogá-los no lixo doméstico ou na rede de esgoto, representa um risco ao meio ambiente. Essas substâncias podem contaminar o solo, o lençol freático, rios e lagos, causando impactos ambientais e à saúde da coletividade.

Por tudo isso, a conscientização sobre o descarte correto é uma das frentes de atuação do farmacêutico e um compromisso com a sustentabilidade e a saúde coletiva.

FONTE/CRÉDITOS: portal.barueri.sp.gov.br
Comentários:
Eu Amo Barueri

Publicado por:

Eu Amo Barueri

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )